
A riqueza que existe em Cânticos cap 3, versículos 1 ao 5 é tão grandiosa, que pode-se comparar como uma pedra rara: Pequena, Escondida e valiosa!
Um trecho simples e que falou tanto ao meu coração. Na simplicidade que ele traz, narra a história da Sulamita atras de seu amado, no caso Salomão. Uma historia rica em detalhes e em aprendizado sobre intimidade e comunhão com Deus, algo que nos dias de hoje está longe de ser realidade em nossas paroquias, grupos de Jovens, oração e pastorais. E este assunto assombra minha mente e entristece meu coração, pois venho percebendo que há muitas pessoas que trabalham para Deus, mas não o conhecem. Pessoas boas, com um bom coração, que amam estar em retiros, em ajuntamentos, em trabalhos pastorias. Que são os primeiros à levantar a mão para estar trabalhando em uma quermesse, em um evento, mas que não conhecem Àquele que dá vida a tudo isso! Não há erro algum em trabalhar e servir à Deus da maneira que for, mas desde que isso não ocupe o lugar da sua intimidade com Deus, desde que isso não se torne apenas uma coreografia ensaiada ou um trabalho rotineiro. Estamos trabalhando demais para Deus e esquecendo de adora-lo, de conhece-lo intimamente!
A sulamita, neste trecho, percebe que se amado ali não está mais em sua cama e foi procura-lo, nas ruas, nas praças, perguntou para muitas pessoas e até que o encontrou e pelo seu proprio esforço e o levou para casa de sua mãe. Este lindo ‘poema’ cantado em canticos, nos fala que assim como a sulamita, devemos sair da nossa zona de conforto e ir atras do Senhor, sair daquela cama e buscar o Senhor. Muitos buscam, como a sulamita em outros lugares, pensam que o Senhor estará em uma outra igreja, em algum outro grupo de oração e começamos a pular de lugar em lugar até nos achar perdidos e começarmos à confiar em pessoas e seguir homens. Mas, nos damos conta que o Senhor sempre esteve ali, bem ali onde sempre esteve.
Para encontrar Deus, para entrar em intimidade com Ele, é necessário mais do que apenas estarmos de mãos levantadas em grandes eventos. É necessário buscarmos o Senhor na nossa intimidade, no nosso coração. É necessário irmos ao encontro dEle no Santissimo Sacramento, é necessário mergulhar na Sua palavra. Para ter intimidade, é necessário luta e renúncia!
Hoje, deixams uma reflexão aqui: Como está seu relacionamento com Deus? Está a mesma coisa que quando você o conheceu?
Temos que tomar cuidado de estarmos longe e não percebermos a distância que estamos dEle.